Glossário

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Finalidade

Explicação de conceitos-chave, respostas a dúvidas frequentes.

Passo-a-Passo

  1. Acione o botão Ativar Edição, localizado no topo da página.
  2. Selecione a opção Glossário no menu Acrescentar uma atividade ou recurso.
  3. Preencha o campo Nome com o título do glossário.
  4. Preencha a caixa Descrição com uma apresentação do conteúdo geral do glossário.
  5. Defina o tipo de glossário: principal ou secundário.
  6. Clique em Itens para expandir as opções e faça as configurações desejadas.
  7. Clique em Aparência para expandir as opções. Digite, no campo número de itens mostrados em cada página, a quantidade de verbetes que será exibida em cada uma das páginas do glossário.
Glossário

 

Opções


Se você deseja que... então selecione a opção...

...os estudantes possam acrescentar verbetes sem aprovação prévia, ...”sim” no menu Aprovação imediata de novos itens.
...os estudantes possam editar os verbetes inseridos por você, ...“sim” no menu Editar sempre.
...seja possível a inserção de mais de um verbete com mesmo nome, ...”sim” no menu Permitir itens repetidos.
..os estudantes possam acrescentar comentários aos verbetes inseridos por você, ....“sim” no menu Permitir comentários.
..em lugar de Glossário exista uma lista de Perguntas e Respostas, ... “FAQ” no menu Formato de visualização.
...imagens sejam acrescentadas aos conteúdos dos verbetes, ... “Enciclopédia” no menu Formato de visualização.

8. Clique no botão Salvar e mostrar para começar a inserir verbetes.

9. Clique no botão Inserir novo item.

10. Digite o título do verbete no campo Conceito e sua Definição na respectiva caixa de texto.

11. Clique no botão Salvar mudanças para registrar o verbete e repita os procedimentos 9 e 10 para inserir mais verbetes.

Glossário 02

Dicas

  • Pode haver mais de um Glossário por curso, assim, por exemplo, você pode criar:
    • um glossário para conceitos-chave (Tipo: Principal, Formato: Simples, estilo dicionário);
    • um glossário de fotos e mapas (Tipo: secundário, Formato: Enciclopédia);
    • uma página de perguntas e respostas (Tipo: secundário, Formato: FAQ);
    • uma página com uma coletânea de vídeos (Tipo: secundário, Formato: Enciclopédia).
  • Explore a possibilidade de criação de um glossário pelos próprios alunos a partir de conceitos pesquisados por eles. Basta criar o glossário e permitir a edição por parte deles.
  • Lembre os alunos sobre a possibilidade de inserção de imagens, vídeos incorporados e links externos. Desta forma, os verbetes do glossário poderão conter elementos verbais e não verbais e recursos de hipertextualidade e intertextualidade.