Base de dados

Base de dados

Finalidade

Construção de repositórios digitais colaborativos de textos, imagens, URLs etc.

Passo-a-Passo
  1. Acione o botão Ativar Edição, localizado no topo da página.
  2. Selecione a opção Base de dados no menu Acrescentar uma atividade ou recurso.
  3. Preencha o campo Nome com o título da Base de dados a ser criada.
  4. Preencha o campo Descrição com dados informativos sobre a Base de dados a ser criada.
  5. Para configurações adicionais, clique sobre os itens correspondentes para expandir as opções.
  6. Clique no botão Salvar e mostrar, para configurar os campos do banco de dados na próxima etapa. 

 

Opções


Se você deseja... então...

... aprovar as entradas da base de dados antes que elas sejam disponibilizadas aos alunos, ... clique em "sim" em Aprovação necessária na opção de configuração Itens.
... permitir que os alunos possam inserir comentários para as entradas,
... clique em "sim" em Permitir comentários na opção de configuração Itens.
... determinar um número mínimo de entradas para cada aluno para que a atividade seja dada como concluída, ... defina a quantidade mínima em Entradas necessárias para a conclusão na opção de configuração Itens.
... determinar um número mínimo prévio de entradas por aluno pra que ele possa visualizar as demais entradas, ... defina a quantidade mínima em Itens obrigatórios antes da visualização na opção de configuração Itens.
... limitar a quantidade máxima de entradas de cada estudante. ... defina o número desejado no campo Máximo de itens na opção de configuração Itens.
...avaliar os alunos pela nota mais alta, ...clique em Avaliações e escolha a opção Avaliação mais alta.
....avaliar os alunos pela média das notas, ...clique em Avaliações e escolha a opção Média das avaliações.

Configurações adicionais para a criação de campos

1. Para Criar campos na Base de dados, clique em Escolher.

2. Cada campo permite diferentes tipos de dados, com diferentes interfaces e configurações que são definidas quando o campo é inserido:

  • Área de texto: Permite inserir um texto curto ou longo, passível de formatação.
  • Arquivo: Permite o upload de um arquivo.
  • Botões de rádio (Botões de opção): Permite incluir uma questão com mais de uma opção de resposta (cada opção deve ser incluída em uma linha).
  • Checkbox (Caixa de seleção): Permite incluir uma questão com uma única opção de resposta (cada opção deve ser incluída em uma linha).
  • Data: Permite inserir uma data (por exemplo, a data de realização da atividade);
  • Entrada de texto: Permite inserir um texto curto, sem formatação.
  • Imagem: Permite o upload de um arquivo de imagem.
  • LatLong (Latitude/Longitude): Permite informar latitude/longitude com o uso facultativo de um serviço de localização em mapas.
  • Menu: Permite selecionar uma ou todas as opções disponibilizadas.
  • Menu Múltiplo: Permite selecionar apenas uma das opções disponibilizadas.
  • Número: Permite informar um número (positivo, negativo ou zero).
  • URL: permite inserir um endereço eletrônico.

3. A cada campo deve ser atribuído um Nome e, facultativamente, uma Descrição.

4. Após definidas as configurações para cada campo, clique em Acrescentar.

5. Após inseridos todos os campos da Base de Dados, clique na aba Modelos e em Gravar modelo nas opções Modelo de lista e Modelo de item único;

6. Para visualizar a interface que a entrada da Base de dados após a criação dos campos, clique em Acrescentar item.

7. Para visualizar cada entrada de uma vez e para avaliá-las, se for o caso, clique em Ver item único.

8. Para visualizar a lista de todas as entradas, clique em Ver lista.

9. Clique no botão Salvar e voltar ao curso ou Salvar e mostrar se quiser ver o resultado. Você poderá alterar a atividade se quiser.

Dicas

  • A Base de dados não identifica quem enviou o arquivo ou a data em que foi enviado, por isso é recomendável criar campos com essa finalidade.
  • É possível pesquisar as entradas inseridas utilizando a opção Busca, o que facilita o acesso às informações armazenadas.
  • É possível exportar a Base de dados em formato CSV (Comma Separated Values, formato para armazenamento de dados tabelados que pode ser reutilizado em diversos sistemas).
  • A personalização avançada da interface da Base de dados na aba Modelos poderá ser realizada com uso das linguagens Javascript e HTML.