Chat

Chat

Finalidade

Comunicação síncrona com e entre os estudantes.

Passo-a-Passo

  1. Acione o botão Ativar Edição, localizado no topo da página.
  2. Selecione a opção Chat no menu Acrescentar uma atividade ou recurso .
  3. Preencha o campo Nome desta sala com o título da atividade específica.
  4. Preencha o campo Descrição como uma descrição do objetivo e do resultado esperado.
  5. Clique em Sessões de Chat para expandir as opções e agende em Data do próximo chat a data exata e a hora de início do encontro.
  6. Clique em Configurações comuns de módulos para expandir as opções, caso queira, entre outras coisas, definir grupos durante o uso do chat.
  7. Clique no botão Salvar e voltar ao curso ou Salvar e mostrar se quiser ver o resultado. Você poderá alterar a atividade se quiser.

Opções


Se você deseja que... então selecione a opção...

...os encontros se repitam periodicamente, ...correspondente em Repetir sessões.
..os estudantes tenham acesso aos registros integrais dos encontros realizados, ...relativa ao tempo em que esses registros ficarão disponíveis em Salvar as sessões encerradas.
...o acesso a esses registros armazenados seja aberto a todos os estudantes, ...“sim” no menu Todos podem ver a sessões encerradas.
...os alunos sejam divididos em grupos durante as discussões, ...escolha uma das opções disponíveis no menu Modalidade Grupo (Grupos visíveis ou Grupos separados).
...os alunos de um grupo não possam visualizar nem participar das discussões de outro grupo, ...escolha a opção Grupos separados no menu Modalidade Grupo.
..os alunos de um grupo possam visualizar, mas não possam participar das discussões de outro grupo, ...escolha a opção Grupos visíveis no menu Modalidade Grupo.

Dicas

  • Você poderá ter os chats planejados com antecedência com uma data qualquer, mas, antes de começar a realizá-los, talvez seja interessante consultar os estudantes para saber em que dias e horários você poderá contar com a participação deles e modificar as datas de modo a atender o máximo de interessados por sessão.
  • Se o chat não tiver a finalidade explícita de socialização, deverá ter uma finalidade acadêmica, portanto informe os alunos de algumas regras simples para manter o bom nível de discussão:
    • Se entrar na sala após o início do encontro, “manter o silêncio”.
    • Inscrever-se para falar dirigindo pedido ao professor ou ao tutor selecionando seu nome no menu inferior esquerdo.
    • Não usar gírias, abreviações, dialetos virtuais (“internetês”).
    • Discordar de forma polida das opiniões alheias.
    • Apenas introduzir comentários e questões relevantes à proposta da sessão.
    • Enviar mensagens curtas e “diretas ao ponto” de modo a não monopolizar a discussão.
  • Sempre que possível, estimule a turma a resumir, ao fim da sessão, as conclusões a que chegaram.