terça, 23 abril 2024, 18:21

Site: Projeto Letras 2.0 (UFRJ)
Curso: Projeto Letras 2.0 (UFRJ) (Letras2.0)
Glossário: Respostas para Estudantes e Professores

E

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A princípio, apenas alunos regularmente inscritos nos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e do Projeto CLAC oferecidos pela Faculdade de Letras da UFRJ poderão se inscrever no Moodle do Letras 2.0. Em casos especiais, a critério da coordenadora do Núcleo de Pesquisas LingNet, também é oferecido acesso a públicos específicos não inscritos nos cursos citados.
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Se estiver regularmente inscrito numa disciplina de graduação, pós-graduação, extensão ou do Projeto CLAC da Faculdade de Letras da UFRJ, procure saber se o professor trabalhará no Moodle neste semestre e solicite a orientação dele para preencher o formulário de inscrição.  

ATENÇÃO: 
  • Após o preenchimento do formulário, você deverá aguardar até 48 horas para ter sua solicitação atendida
  • Se for a primeira vez que se inscreve no Letras2.0, você receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição com seus dados de acesso (nome de usuário e senha). Guarde esse e-mail com o mesmo cuidado que você guardaria um documento;
  • Se já se inscreveu no Letras2.0 alguma vez e agora solicitou apenas a inscrição em nova(s) disciplina(s), você NÃO receberá confirmação dessa inscrição por e-mail. Apenas acesse o ambiente após o prazo médio de 48 hora e seu acesso à(s) disciplina(s) já deverá ter sido liberado; 
  • NÃO troque sua senha. Caso tenha algum problema com seu acesso, ou com qualquer outro assunto relacionado ao Letras2.0, faça contato com o e-mail monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br.
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Não. A inscrição não é feita diretamente no Moodle, mas mediante preenchimento do formulário on-line apropriado, cujo endereço é informado apenas pelo professor da disciplina que estiver sendo oferecida neste ambiente.
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Após o preenchimento do formulário de inscrição no endereço informado pelo seu professor, seu cadastro no Moodle será efetuado no prazo médio de até 48 horas, e você receberá uma mensagem de e-mail que, além das orientações de acesso, contém seu nome de usuário e sua senha. Se você não recebeu essa mensagem, é possível que não tenha acesso ao Moodle. Nesse caso, procure um professor em cuja matéria esteja regularmente inscrito  e que esteja usando o Moodle em seu curso neste semestre. Ele fornecerá o endereço do formulário de inscrição.

Caso tenha recebido a mensagem de e-mail citada, acesse o endereço www.lingnet.pro.br/moodle e clique em “Acesso”, no canto superior à direita da página. Digite, então, seu nome de usuário e sua senha como informados na mensagem.
acesso
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Sim. A cada semestre, você deverá preencher um formulário cujo endereço será informado pelo professor para solicitar sua inclusão no ambiente virtual da disciplina que ele estiver oferecendo dentro do Moodle. Após o preenchimento do formulário, você deverá aguardar até 48 horas para ter sua inclusão na disciplina efetuada. Essa inclusão não será confirmada por e-mail, portanto bastará acessar o Moodle com seu nome de usuário e senha e clicar no botão Meus cursos localizado na barra cinza abaixo da logo Letras2.0 para ter acesso ao ambiente da nova disciplina.
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O processamento do formulário pode levar até 48 horas. Se for a primeira vez que se inscreve no Letras2.0, dentro desse mesmo prazo você receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição com seus dados de acesso (nome de usuário e senha). Caso não tenha recebido dentro desse prazo, verifique sua caixa de SPAM. 

ATENÇÃO: Guarde esse e-mail, pois você vai precisar dele muitas vezes.

Se já se inscreveu no Letras2.0 alguma vez e agora solicitou apenas a inscrição em nova(s) disciplina(s), você NÃO receberá confirmação dessa inscrição por e-mail. Apenas acesse o ambiente com seu nome de usuário e senha após o prazo de 48 hora de sua inscrição e clique no botão Meus cursos, localizado abaixo da logo do Letras2.0, para verificar se sua inscrição foi processada. 

Caso tenha algum problema com seu acesso, ou com qualquer outro assunto relacionado ao Letras2.0, você poderá ainda fazer contato pelo e-mail monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br
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O processamento do formulário pode levar até 48 horas. Se for a primeira vez que se inscreve no Letras2.0, dentro desse mesmo prazo você receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição com seus dados de acesso (nome de usuário e senha). Caso não tenha recebido dentro desse prazo, verifique sua caixa de SPAM. 

ATENÇÃO: Guarde esse e-mail, pois você vai precisar dele muitas vezes.

Se já se inscreveu no Letras2.0 alguma vez e agora solicitou apenas a inscrição em nova(s) disciplina(s), você NÃO receberá confirmação dessa inscrição por e-mail. Apenas acesse o ambiente com seu nome de usuário e senha após o prazo de 48 hora de sua inscrição e clique no botão Meus cursos, localizado abaixo da logo do Letras2.0, para verificar se sua inscrição foi processada. 

Caso tenha algum problema com seu acesso, ou com qualquer outro assunto relacionado ao Letras2.0, você poderá ainda fazer contato pelo e-mailmonitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br
: Isso pode ocorrer em uma das seguintes situações:
  • você manteve a tecla Caps Lock (ou Fixa) ativada quando digitou seu nome de usuário. Tente novamente após desativá-la e deverá funcionar;
  • você não digitou uma letra ou algarismo. Tente novamente com atenção; 
  • você confundiu o número "um" (1) e a letra "ele" minúscula (l), ou o número "zero" (0) e a letra "o" maiúscula. (O) Tente novamente após verificar com atenção as letras e algarismos contidos no seu nome de usuário e na sua senha.
Caso sua dificuldade persista, mesmo após verificar estas possibilidades, faça contato com o e-mail monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br.
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Não há como precisar se houve um problema no sistema ou em seu computador.

Veja abaixo algumas alternativas:

  1. Feche todos os programas e reinicie seu computador.
  2. Abra o navegador (Mozilla, Internet Explorer, Chrome) e limpe todos os  dados de navegação (veja as orientações nas imagens abaixo).
  3. Faça acesso ao Moodle com os dados enviados pelo Letras 2.0 e navegue normalmente pelo curso, observando se algum novo problema ocorre;
  4. Caso o erro se repita, tente acesso a partir de outro computador;
  5. Caso o erro se repita no novo computador, envie mensagem para letras2.0[arroba]lingnet.pro.br. Caso não se repita, talvez  haja um problema em seu computador pessoal que não possamos resolver.

Limpar HTML

Limpar HTML

Limpar HTML
:
Em hipótese alguma, seu nome de usuário e sua senha poderão ser alterados. 

Lembre-se de que, ao se inscrever no Letras2.0, você recebeu por e-mail uma mensagem de confirmação de sua inscrição. Essa mensagem contém seu nome de usuário e sua senha. 

Caso sua dificuldade com seu login e ou senha persistam, faça contato com o e-mail monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br.
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Ao alterar seu perfil, observe que há alguns campos que precisam ser obrigatoriamente preenchidos (os que estão marcados com um asterisco), em particular o campo "Descrição" (um texto livre de apresentação pessoal). As alterações não serão salvas até que você tenha inserido as informações obrigatórias.
Descrição
:
A imagem do “smile” aparece porque você ainda não inseriu sua foto. Siga os procedimentos abaixo para inserir sua foto no ambiente: 

1. Clique sobre o “smile”.
2. Clique em “Editar / Modificar perfil”. 
3. Localize a foto em seu computador, clicando em “Selecionar arquivo”. 
4. Para salvar as modificações feitas, clique em “Atualizar perfil”.

foto
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Além de inserir uma imagem para personalizar seu perfil, há alguns campos que precisam ser obrigatoriamente preenchidos (os que estão marcados com um asterisco), em particular o campo "Descrição" (um texto livre de apresentação pessoal). 

Você poderá ainda explorar outros recursos em seu perfil, indicados na figura abaixo, e alterar o idioma das instruções de preenchimento de campos no Moodle, sem alterar o padrão de idioma de cada curso:

perfil
:
Não faça nenhuma alteração em seu nome de usuário, senha e e-mail. Se alterá-los, você poderá ter bloqueado seu acesso ao Moodle e perder prazos de atividades pedidas pelos professores até que o problema seja resolvido.

Se realmente for necessário alterar o e-mail cadastrado, envie uma mensagem para monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, justificando a necessidade de mudança de e-mail. Em função da priorização de atendimento aos professores e aos novos alunos, esse tipo de demanda poderá levar até cinco das úteis para ser atendido. 
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Envie uma mensagem para o e-mail monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br explicando o que ocorreu para que a alteração no sistema seja providenciada.
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Neste caso, muito provavelmente seu professor ainda não disponibilizou os conteúdos on-line do curso para os alunos. Aguarde que ele o faça.
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Após entrar no ambiente do curso, procure na área à esquerda o link para “Participantes”. Localize o perfil do professor, digite o texto e clique no botão "Enviar mensagem".

Participantes
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Primeiro tente localizar a mensagem que você recebeu com seus dados de acesso. Verifique se a mensagem não entrou na caixa de “spam”. Se não conseguir localizar seus dados, mande uma mensagem informando seu problema para monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br

ATENÇÃO: Nunca clique no botão de “Recuperar senha” do Moodle, pois você poderá acabar bloqueando seu acesso ao Moodle e perdendo prazos das atividades pedidas pelo professor.

login
:
Não. Após a inscrição, o acesso não é imediato, podendo levar até 48 horas para ser processado. Se é a primeira vez que se inscreve no Letras 2.0, será enviado um e-mail de confirmação de sua inscrição com seus dados de acesso (nome de usuário e senha). 

Se solicitou apenas a inscrição em uma nova disciplina, acesse o ambiente dentro do prazo citado e clique no botão Meus cursos para verificar se a inscrição foi realizada.
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Assim que fizer login no sistema, clique no link “Meus cursos”. Você visualizará, então, os cursos nos quais está inscrito.

Meus cursos
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A pedido dos professores, os cursos dos semestres anteriores não são exibidos no Moodle.
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Para receber por e-mail cópias das mensagens postadas num fórum, é necessário ser assinante do fórum. Para tanto, acesse o fórum desejado e clique no link “Receber as mensagens via e-mail” (canto superior direito).

fórum
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Se, ao criar o fórum, seu professor o definiu com “assinatura obrigatória”, não tem jeito. Você continuará recebendo cópias de todas as postagens feitas.

fórum


Caso contrário, acesse o fórum desejado e clique no link: “Suspender o recebimento de mensagens deste fórum via e-mail”.

fórum


De qualquer modo, lembre-se de que este recebimento de notificações das mensagens postadas nos fóruns destina-se a incentivar sua participação nos mesmos. Você poderá aproveitar para ler as postagens, acompanhando as discussões, ainda que, a seguir, as apague de sua caixa postal.
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Somente os professores e seus monitores podem postar mensagens nos “Fóruns de Notícias”.
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A escolha do tipo de fórum é definida pelo seu professor e nem todos os fóruns permitem a inserção de novos tópicos de discussão.Verifique abaixo os principais tipos de fóruns encontrados no Moodle do Letras 2.0:

O fórum de notícias se encontra no início do ambiente on-line e funciona como um quadro de avisos e informações do curso. Nesse tipo de fórum, somente o professor e seus monitores podem postar tópicos a serem acessados e lidos pelos alunos. 

Os fóruns de discussão simples são abertos em torno de um único tópico e as mensagens aparecem todas em “uma única página”. Você poderá postar sua contribuição clicando no link “responder” que aparece no final das postagens: 
Reponder

Os fóruns gerais se organizam em mais de um tópico de discussão. Antes de criar um novo tópico de discussão, verifique se o assunto que deseja tratar não foi ainda contemplado por outro participante. Nesse caso, você participará da discussão respondendo diretamente em um tópico já aberto e não precisará abrir um novo. Entretanto, caso necessite mesmo abrir um novo tópico, o botão abaixo será disponibilizado neste tipo de fórum.
Novo tópico
:
Para inserir uma imagem, primeiro localize-a na web, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção “Copiar URL da imagem”. 

URL

Na área de edição da mensagem, clique no ícone de inserção da imagem e informe o endereço da URL da imagem e um texto alternativo que a descreva para os colegas que tenham visão reduzida. Ao final, clique em OK e a imagem será inserida.

Imagem
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Na janela de edição da mensagem, localize o botão “Escolher arquivo”. Localize o arquivo em seu computador e dê duplo clique sobre o mesmo. Ao final, clique em “Enviar mensagem ao fórum”.

Imagem
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O envio das mensagens para os assinantes dos fóruns não é instantânea. Há uma ferramenta que vasculha o sistema por volta das 2h da manhã e dá prosseguimento ao envio de todas as mensagens solicitadas. Por isso você só recebe as mensagens via e-mail nessa hora.
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Você terá apenas 30 minutos para alterar qualquer postagem feita. Portanto, reflita bem antes de inserir seu texto. Como sugestão, faça primeiro um rascunho no bloco de notas. Se preferir usar o editor de texto MS-Word, não se esqueça de clicar no ícone que limpa a formatação depois de executar ação de copiar do Word e colar na caixa de texto do fórum.

Limpar HTML
:
Dentro dos ambientes dos cursos você irá encontrar diferentes gêneros discursivos digitais. De modo geral, você não deverá utilizar o registro conhecido como internetês nos fóruns, nas mensagens enviadas para o professor e nas tarefas, pois o professor certamente avaliará o bom/mau uso da norma culta. 

Nos chats, você poderá utilizar algumas abreviações e omitir os acentos, em função da velocidade de digitação necessária para o fluxo rápido da informação.
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Envie uma mensagem para monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, informando suas dúvidas e os monitores ou assessoras do projeto entrarão em contato.

P

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Envie uma mensagem para letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, informando seu nome, e-mail e curso(s) que deseja ministrar. Assim que possível, entraremos em contato.
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Você não poderá inscrever nenhum aluno no seu curso. A inscrição é feita apenas pelo administrador do sistema. 

Cada aluno deve preencher o formulário on-line no endereço que lhe foi enviado por e-mail. Cabe a você informar aos alunos o endereço do formulário de forma presencial ou em mensagens privadas. Por questões de segurança, não divulgue publicamente o endereço do formulário, nem em e-mails coletivos e muito menos em redes sociais.

Caso tenha alguma dúvida sobre esse formulário, faça contato com a assessoria do Letras 2.0 pelo e-mail assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br.

Sugerimos as seguintes recomendações aos alunos para o processo de inscrição:

  • Para inscrição no Moodle do Letras 2.0 é necessário ser aluno de curso de graduação, pós-graduação, extensão ou do Projeto CLAC da Faculdade de Letras da UFRJ e estar regularmente matriculado numa das disciplinas listadas no formulário de inscrição cujo endereço foi informado; 
  • Após a inscrição mediante preenchimento do formulário, o acesso ao ambiente on-line não é imediato, podendo levar até 48 horas para ser processado;
  • Na primeira vez que o aluno solicita inscrição no Letras2.0, é enviado um e-mail de confirmação que contém o nome  de usuário e a senha. Esse e-mail pode acabar na caixa de spam em alguns casos, portanto é necessário procurá-lo antes de buscar ajuda dos monitores. Esse e-mail deverá ser guardado como um documento; 
  • O aluno que já está inscrito no Moodle e apenas solicita inscrição em nova(s) disciplina(s) NÃO receberá confirmação dessa inscrição por e-mail. Bastará que espere até 48 horas, entre no Moodle com seu nome de usuário e senha e procure o curso clicando no botão Meus cursos; 
  • O aluno NÃO deverá trocar sua senha. Caso ele tenha algum problema com seu acesso ou com qualquer outro assunto relacionado ao Letras 2.0, deverá fazer contato com o e-mail monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br.

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Para inscrever os monitores em seu curso, você precisará enviar uma mensagem para assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, informando os nomes e e-mails dos monitores. Eles precisam já estar cadastrados no sistema. Caso não estejam, precisarão preencher o formulário on-line de cadastro de alunos, cujo endereço foi enviado para seu e-mail.
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Primeiro tente localizar a mensagem que você recebeu com seus dados de acesso. Verifique se a mensagem não entrou na caixa de “spam”. Se não conseguir localizar seus dados, mande uma mensagem informando seu problema para assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br. Nunca clique no botão de “Recuperar senha” do Moodle (v. abaixo).

login
:
Se realmente for necessário alterar o e-mail cadastrado, envie uma mensagem para monitoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, justificando a necessidade de mudança de e-mail. Em função da priorização de atendimento aos professores e aos novos alunos, esse tipo de demanda poderá levar até cinco das úteis para ser atendido. 
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Para enviar uma mensagem instantânea a todos os participantes de seu curso, utilize a ferramenta “Quickmail”. O bloco da ferramenta precisa ser disponibilizado. Qualquer dúvida, faça contato com uma da assessoras do projeto pelo e-mail: assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br.

Blocos        Quickmail

Com a ferramenta do “Quickmail”, você poderá, inclusive, enviar documentos em anexo à mensagem.

Quickmail

ATENÇÃO: Somente os professores e monitores podem utilizar o Quickmail.

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Acesse a página inicial do projeto (www.lingnet.pro.br/moodle) e localize seu curso navegando pelas categorias disponíveis.

Cursos
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Para que seus alunos tenham acesso ao seu curso, é necessário que eles preencham o formulário on-line disponível no endereço que lhe foi informado por e-mail. 

A inscrição dos alunos pode ocorrer em até 48 horas após o preenchimento do formulário. Acesse o ambiente do seu curso, clique no link “Participantes” (canto superior esquerdo) e verifique quais alunos já estão inscritos.
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Envie uma mensagem para letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, solicitando a inserção do seu curso no formulário de inscrição de alunos. No caso de novos cursos, a inserção não é automática.
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Observe se o aluno assiste às suas aulas presenciais e verifique junto à secretaria se realmente o aluno não está inscrito regularmente em sua disciplina. 

Se descobrir que um aluno é um “intruso no ambiente on-line”, solicite a exclusão dele pelo e-mail assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br .
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A escolha do tipo de fórum vai depender da experiência que seus alunos têm com o uso do gênero, da autonomia que você quer dar a eles e, principalmente, do tipo de discussão a ser proposta. Veja abaixo um rápido resumo sobre os principais tipos de fóruns encontrados no Moodle do Letras 2.0:

Fórum de notícias: é encontrado no início do ambiente on-line e funciona como um quadro de avisos e informações do curso. Neste tipo de fórum, somente professor e monitor podem postar tópicos a serem acessados e lidos pelos alunos.

Uma única discussão simples: é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso. Pode ter curta duração ou ser usado durante todo o decorrer de um curso. Professor e alunos poderão postar suas contribuições a partir da proposta apresentada pelo professor, clicando no link “responder” que aparece no final das postagens.

Responder

Cada usuário inicia apenas uma discussão: cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente às mensagens, sem limites de quantidade. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão desse tema.

Fórum geral: é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem e responder livremente às mensagens. Pode ser utilizado, por exemplo, como um fórum social, com tema livre e não relacionado com o tema do curso.

Alunos não familiarizados com o gênero precisam ser orientados a só abrirem um novo tópico de discussão após verificarem se o assunto a ser abordado ainda não foi contemplado por outro participante em um tópico já aberto. Caso contrário, vários tópicos são abertos para se discutir um mesmo assunto, causando multiplicidade de informações e consequente desinteresse por parte dos alunos.

Caso o participante necessite mesmo abrir um novo tópico de discussão, o botão abaixo será disponibilizado neste tipo de fórum.

Tópico

Se, ao criar o fórum, desejar que todos os alunos recebam notificações sobre as mensagens postadas no mesmo, defina-o com assinatura obrigatória, escolhendo a opção correspondente.

Assinatura de fórum

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Ao criar o fórum, defina-o com assinatura obrigatória, escolhendo a opção correspondente.

Assinatura de fórum
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É necessário ativar o modo de edição para adicionar blocos, atividades e recursos no ambiente Moodle. Apenas professores e monitores possuem esse privilégio de edição de conteúdos em seus respectivos cursos. 

Você poderá localizar o botão de “Ativar edição” na parte superior e à direita da página inicial de seu curso, conforme indicado na figura abaixo:

Edição
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São os conteúdos do ambiente on-line no Moodle. Blocos são as “caixas laterais” na página de um curso, e atividades e recursos são os itens que podem ser incluídos na “área central” na mesma página, conforme indicados na figura abaixo. Dentro dessas opções, há diversas ferramentas para o professor utilizar em seu curso. Envie uma mensagem para assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, informando suas necessidades e uma das assessoras do projeto entrará em contato e enviará por e-mail o Guia de Acesso Rápido ao Moodle, que orienta sobre a configuração básica das principais ferramentas disponíveis.

Recursos
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Após ativar o modo de edição em seu curso, será possível visualizar ao lado de cada item no Moodle ícones específicos para mover, editar, excluir ou ocultar, conforme indicados nas figuras abaixo. 

Dentre outras funcionalidades, o Moodle permite ao professor adicionar conteúdos ao seu curso antecipadamente, disponibilizando-os aos alunos apenas quando desejar, utilizando o comando “ocultar” através do ícone em forma de olho. Bastará clicar no ícone correspondente para efetuar o comando desejado.

Edição
:
Para visualizar o ambiente de um curso a partir da perspectiva do aluno, em que os elementos ocultados pelo professor para disponibilização futura não aparecerão, selecione a opção “mudar função para”, escolhendo a opção “student”, que pode ser encontrada ao lado da imagem de seu perfil, na parte superior direita da página inicial de seu curso.

Função
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Uma das possibilidades está relacionada à utilização da versão 6 do navegador Internet Explorer, o qual tem apresentado incompatibilidades com a interface do Moodle, especialmente nas operações de edição de conteúdo. Essa versão do navegador não é mais suportada pela Microsoft. Para os usuários de Windows, sugere-se atualizar o Internet Explorer para a versão 7 ou superior. Outra opção é utilizar outro navegador, como o Firefox ou o Google Chrome.

Com certa frequência, esse problema também ocorre quando se cola textos copiados do Microsoft Office Word. Nessa operação, o Word inclui caracteres no texto que geram incompatibilidades com recursos avançados do Moodle. Duas formas de resolver esta questão são:

  • antes de colar um texto copiado do MS-Word, use o bloco de notas para limpar a formatação;
  • antes de salvar o texto transferido do Word, clique no ícone “Limpar o html do Word”.
word

Caso suas dificuldades persistam, envie um e-mail para assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, relatando o problema. Uma de nossas assessoras entrará em contato.

:
Sim. É possível exportar para um novo curso os recursos e atividades de um curso anterior, incluindo as postagens feitas em glossários, por exemplo. Somente as postagens em wikis é que precisam ser transferidas manualmente (copiar + colar). 

Caso queira que o conteúdo do seu curso seja exportado para um novo curso, envie uma mensagem para letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, informando seu nome, e-mail, curso e que conteúdos deseja que sejam importados. 

Se tiver alguma dúvida, faça contato com uma de nossas assessoras pelo endereço: assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br.
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Para que sua foto volte a ser exibida, clique em “Ativar edição” (lado direito superior da tela) e clique no ícone de atualização do fórum. Na janela de edição, não será necessário fazer nenhuma alteração. Apenas role a barra de rolagem vertical e clique em “Salvar” no final da página. Verifique, então, se a sua foto passou a ser exibida. Talvez seja necessário atualizar a página em seu navegador.

edição
:
Inicialmente, verifique se os alunos estão efetivamente inscritos em seu curso, clicando no link “Participantes” que aparece na parte superior esquerda da tela. Depois, verifique se o tipo de fórum criado permite a participação do aluno. Veja abaixo os principais tipos de fóruns encontrados no Moodle do Letras 2.0 e, se necessário, modifique o tipo de fórum escolhido.

O fórum de notícias se encontra no início do ambiente on-line e funciona como um quadro de avisos e informações do curso. Neste tipo de fórum, somente professor e monitor podem postar tópicos a serem acessados e lidos pelos alunos. Esse tipo de fórum é criado automaticamente pelo sistema e não pode ser modificado.

Os fóruns de discussão simples são abertos em torno de um único tópico e as mensagens aparecem todas em “uma única página”. Professor, monitores e alunos poderão postar suas contribuições clicando no link “Responder” que aparece no final das postagens:

fóruns

Nos fóruns do tipo cada usuário inicia apenas uma discussão, cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente às mensagens, sem limites de quantidade. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.

Os fóruns gerais se organizam em mais de um tópico de discussão. São fóruns abertos em que os participantes podem abrir quantos tópicos quiserem e postar inúmeras mensagens. Oriente seus alunos a só abrirem um novo tópico de discussão após verificarem se o assunto a ser abordado ainda não foi contemplado por outro participante em um tópico já aberto, evitando, assim, multiplicidade de informações e possível desinteresse por parte dos alunos. Caso o aluno necessite mesmo abrir um novo tópico de discussão, o botão abaixo será disponibilizado nesse tipo de fórum.

fórum

:
Envie uma mensagem para assessoria-letras2.0[arroba]lingnet.pro.br, informando suas dúvidas e uma das assessoras do projeto entrará em contato.